top of page

Recomendações

O conteúdo

Francisco é uma revista que tem por objetivo divulgar o fazer universitário e os saberes das culturas tradicionais, sobretudo dos povos são-franciscanos. 

Podem ser divulgados conteúdos em vários formatos e linguagens: texto, podcast, produção audiovisual, exposições, infográfico, tabela e fotografia. O colaborador, sozinho ou em diálogo com a equipe da revista, é quem define como seu material vai ser publicado.

O importante é que seja um conteúdo atrativo.

Vale lembrar que a experiência estética do internauta com o conteúdo da revista é mais rica quando a revista for visualizado através do computador, embora ela possa ser visualizada também nos dispositivos móveis.

Não serão publicados conteúdos político-partidários ou que promovam discurso de ódio, misoginia, racismo, xenofobia, homofobia, preconceito, intolerância religiosa ou qualquer outro discurso (verbal ou não) que não reconheçam os direitos, alteridade, coletividades sociais e minorias.

A periodicidade

 

A cada trimestre um novo pacote de conteúdo é lançado na plataforma da revista.  A renovação desse conteúdo se dará por meio de chamadas públicas para colaboração.


 

Colaboradores

Podem colaborar com a revista:

a) a comunidade interna (estudantes e servidores da UFOB), e

b) a comunidade externa (professores (as), estudantes, ativistas, artistas visuais, escritores (as), produtores (as) culturais, artivistas, fotógrafos (as), realizadores (as) de audiovisual, entre outras pessoas).

Em qualquer formato de colaboração, o conteúdo deve estar adequado aos objetivos da revista de divulgar o fazer universitário em todas as suas áreas de conhecimento, divulgar os saberes tradicionais, culturas e sobre as realidades são-franciscanas.

Texto

 

A linguagem textual é livre e o texto não precisa ser longo. Pode ser mais informativo ou poético, mais jornalístico ou científico, mais relato de experiências que relatório de experimento. Enfim, um texto claro, objetivo, ilustrado, com parágrafos curtos (de preferência ) e acessível a um maior número de leitores internautas. 

Algumas dicas:

  • O título deve ser convidativo e ter no máximo 70 caracteres (com espaços).

  • Indique ao menos duas palavras-chave;

  • De preferência, não se prenda às normas da ABNT;

  • O texto pode ser assinado por até três pessoas. Descreva a função, afiliação institucional (se for o caso), cidade, estado, e-mail.

  • Explicite a natureza do texto: Trata-se de resenha? Resultado de pesquisa? Análise de uma obra/produto ou processo? Relato de caso? Entrevista? Perfil? Pesquisa em desenvolvimento? Outro? Explique.

  • Inclua links, inclusive para leituras complementares, vídeos, podcasts ou demais conteúdos eletrônicos relacionados ao manuscrito.

  • O texto deve pautar-se pela ética e respeito à diversidade.

  • Revise seu texto cuidadosamente antes de enviá-lo.

  • O texto deve ser acompanhado de imagem (fotografias, desenhos ou outras ilustrações). É fundamental legendar as fotos, colocar fonte e/ou autoria. Vale lembrar que os recursos visuais que comporão o material podem ser sugeridos no final do texto, como observação para o editor da revista..

  • Os (as) autores (as) dos textos são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens ou de outro material divulgado no conteúdo. 

  • As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.

  • Você pode incrementar seu texto com janela (caixa de texto em destaque), tabelas ou gráficos.

  • Quando o colaborador (a) precisar usar infográfico, PDFs interativo, gráficos ou tabelas, recomendamos entrar em contato com o editor da revista para analisar o material.

 

  • A linguagem do texto recomendada é aquela que tanto pode ser acessada pelo estudante do ensino médio, como pelo professor do ensino universitário.

  • Assim como no texto jornalístico, recomendamos que seu texto possa responder a pelo menos a seis perguntas do leitor: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?. Essas perguntas compõem o lide do jornalismo, termo aportuguesado do inglês lead que significa introduzir o leitor, prender sua atenção e guiá-lo pelo texto.

Submissão

Para submeter sua colaboração de conteúdo para a próxima edição, clique no botão abaixo.

Who Are We
bottom of page