top of page
  • Redação

Rui Rezende lança novo livro: "Bahia vista por um passarinho"


Morro da Lapinha, na Chapada Diamantina. Foto: Rui Rezende/divulgação.
 

O trabalho cuidadoso, atento aos detalhes e de interação afetiva que o fotógrafo Rui Rezende desenvolve com a diversidade geográfica e cultural do território baiano está presente em mais um livro: ‘A Bahia Vista por um Passarinho’. A publicação, lançada em novembro, reúne 336 fotos produzidas em voos de balão, helicóptero, avião e outros menos convencionais, como em parapente e girocóptero, em cerca de 480 horas sobre as mais diversas regiões do estado.

A diferença deste trabalho para os outros sete já lançados foi a preocupação em publicar imagens que representem a Bahia e não que sejam necessariamente “bonitas”. O livro inclui registros de lugares estratégicos, como aeroportos, e de pessoas trabalhando, inclusive no combate ao incêndio nas florestas. As imagens contribuem com reflexões sobre infraestrutura, desmatamento e crimes ambientais.

Quis percorrer a Bahia toda. Voei até as divisas com Espírito Santo, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais... sobrevoei o Rio São Francisco, Rio Corrente, Rio Preto, Vale do Jequiriçá...

Outras publicações

O olhar do fotógrafo já esteve voltado especificamente para a região oeste da Bahia e resultou no livro ‘Oeste da Bahia – O novo mundo’ (2014). Neste trabalho, Rui percorreu os 35 municípios da região. Foi enquanto fazia a foto concebida por ele, a de um imenso beija-flor desenhado por colheitadeiras em uma lavoura de algodão, que Rui sofreu um grave acidente de avião. A superação das consequências do acidente torna ‘A Bahia Vista por um Passarinho’, ainda mais significativo.

Os textos do livro foram elaborados pelo professor Cícero Fèlix de Sousa. Docente do Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória (UFOB) e doutorando do PPCCEN (UNB), Cícero é pesquisador das identidades e interculturalidades do território. A parceria com Rui Rezende resultou na entrega de um denso trabalho de observação, registro e memória, como no livro 'Vaqueiros do Raso da Catarina', lançado em 2019.

Obras de Rui Rezende

  • Cairu - Cidade Do Sol (2011)

  • Encantos de Tinharé (2011)

  • Chapada Diamantina - Um Paraíso Desconhecido (2012)

  • Oeste da Bahia - O Novo Mundo (2014)

  • Unidades de Conservação do Estado da Bahia (2017)

  • Vaqueiros do Raso da Catarina (2019)

  • Amargosa - Nossa Terra Nossa Gente (2020)

  • A Bahia Vista por um Passarinho (2022)

+

SERVIÇO

Mais informações sobre o trabalho de Rui Rezende estão disponíveis no Instagram do fotógrafo: @ruirezendefotos

Os livros podem ser adquiridos pelo website Decorar com foto ou pelo whatsapp (71) 99953 1224.


 




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page