top of page
  • revistafrancisco

Professores da UFOB lançam livros na Festa Literária de Barreiras

PELO MENOS CINCO LIVROS FORAM LANÇADOS POR DOCENTES DA UNIVERSIDADE DURANTE EVENTO LITERÁRIO BARREIRENSE EM 2022.

Os lançamentos aconteceram na nova dede da Academia Barreirense de Letras (ABL). Foto: Divulgação.


 

Após dois anos sem acontecer devido à pandemia de coronavírus, a Festa Literária Internacional de Barreiras-BA (FLIB) retornou ao calendário de eventos culturais de Barreiras-BA em 2022 com uma extensa programação. Realizada entre os dias 23 e 25 de maio, o evento teve como tema “Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”. Na ocasião foram publicados seis livros de professores da UFOB. Veja abaixo a sinopse de cada um e como adquiri-los.


Publicada exclusivamente em formato digital e organizado pelo professor Paulo Baqueiro, esta obra tem por objetivo refletir sobre as tendências, perspectivas e desafios no contexto do pós-pandemia, aludindo sobre questões as quais, direta e indiretamente, serão afetadas por tal conjuntura. São, no total, doze textos de autores da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Itália e Moçambique, que abordam temas os mais diversos, mas centrados no debate sobre possíveis cenários pós-pandemia da Covid-19.






Esta obra coletiva é constituída, em sua totalidade, por textos que expõem resultados de investigações elaboradas em estágio pós-doutoral, por egressos do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, da Especialização em Geografia: Análise Territorial e Ensino e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Os resultados apresentados, segundo o organizador, professor Paulo Baqueiro, são regionalmente situados, o que revela o engajamento dos pesquisadores em refletir criticamente e propugnar soluções e/ou alternativas aos problemas abordados.







A trilogia é composta por um conjunto de artigos resultantes das pesquisas e orientações de pesquisas, a nível de mestrado e doutorado, realizadas pelos professores organizadores ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Os autores são docentes de diferentes instituições de ensino superior nacionais, sendo estas: UFG, UFT, UEG e UFOB. Os três volumes contêm os temas Territórios Identidades e Alteridades; Espacialidades Turísticas de Festas; e Abordagens Socioculturais em Geografia. O professor Valney Dias Rigonato é um dos organizadores da trilogia.


 

Cícero Félix de Souza, professor da UFOB.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page